Praticante ou atleta de CrossFit?
Comunidade

Praticante ou atleta de CrossFit?

 Um praticante regular de CrossFit pode atingir níveis de condicionamento físico invejáveis, muitas vezes comparado a atletas profissionais. Mas, ser incrivelmente condicionado não basta para ser chamado de atleta, tampouco participar de uma competição aqui e outra ali. Ser atleta está mais relacionado com a sua atitude nas aulas, na forma com que você aborda seu treinamento, os seus parceiros de treino e o seu coach.

O atleta está sempre com um objetivo em mente, sempre treinando com uma proposta, algo que possa ser mensurado de tempos em tempos. Pode ser o desenvolvimento de uma capacidade física específica como força, resistência cardio, flexibilidade, ou a melhora de alguma limitação física ou condição clínica. Seja qual for o objetivo, ele se compromete com os resultados, sempre mensurando e avaliando seu desempenho.

Um atleta se importa mais com o processo de evolução do que com os resultados propriamente ditos. E por processo, entende-se todas as ações, dentro e fora da academia, que o faça estar um passo mais perto de seus objetivos. Devo sair com meus amigos essa noite, sendo que treino amanhã pela manhã? Devo beber essa cerveja? Ou tomar aquele sorvete? Assisto mais um episódio da minha série favorita, ou vou dormir mais cedo hoje? Enfim, a decisão de ceder ou não, a alguns prazeres da vida é tomada com base nos seus objetivos.

Da mesma forma dentro da academia: ouço com atenção e tento colocar em prática as recomendações do meu coach? Respeito os meus parceiros de treino? Tenho cuidado com o meu material de treino? Quando estou treinando, sempre me movimento com o propósito de melhorar? Ou apenas faço o suficiente para dar uma suada enquanto olho para o relógio esperando que o tempo me salve?

Tudo bem se você não se encaixa nos requisitos para ser chamado de atleta. Talvez, você tenha outras prioridades no momento, ou prefira o CrossFit como uma válvula de escape após um dia estressante de trabalho, e não como um esporte. Mesmo assim, você ainda se beneficiará com a prática regular da modalidade. Por se tratar de uma metodologia de treinamento e um esporte, o CrossFit pode te levar onde você quiser. Pode te transformar num atleta altamente condicionado e competitivo, ou simplesmente aumentar sua disposição para passar mais tempo com a sua família, brincar com seus filhos ou até mesmo te dar coragem e confiança para começar aquele hobby que sempre quis, como surfar, andar de skate ou aprender karatê.

Por Tony Geremias - Head Coach Blackstone

Matérias Relacionadas